top of page

QUESTÕES DE GÊNERO
E SEXUALIDADE
(MULHERES E POPULAÇÃO LGBTQIAPN+)
As questões relacionadas ao gênero envolvem vários temas, como desigualdade, preconceito e violência.
Tais problemas variam em gravidade e contexto dependendo do país e da cultura, mas continuam sendo desafios globais.

Em relação às desigualdades que permeiam as questões de gênero, estão a diferença salarial (as mulheres geralmente ganham menos do que os homens pelo mesmo trabalho) e a falta de acesso a oportunidades de trabalho e liderança, tanto para mulheres como para população LGBTQIAPN+.

Dentre as questões mais graves estão a violência de gênero, como a Violência doméstica e de parceiros íntimos; os relacionamentos abusivos e as diversas formas de violência além da física, como a psicológica e a patrimonial; o Assédio sexual em espaços públicos e no ambiente de trabalho e, em casos mais graves, os Feminicídios e crimes de ódio contra pessoas LGBTQIAPN+.
Tais questões envolvem ainda os direitos reprodutivos e saúde sexual, como o acesso a métodos contraceptivos e educação sexual desde a adolescência, inclusive nas escolas, direitos ao aborto legal e à maternidade voluntária e discriminação no atendimento médico baseada em gênero.
Podemos citar também os estereótipos de gênero e as desigualdades na educação, como a Sub-representação de mulheres e pessoas LGBTQIAPN+ na mídia e na política; a sexualização das mulheres na publicidade e no entretenimento; o acesso limitado à educação em algumas regiões, especialmente para meninas; a desigualdade em direitos matrimoniais e de adoção; falta de reconhecimento legal de identidades de gênero e orientação sexual, além da violência e exclusão social contra pessoas transgênero.

As questões relacionadas ao gênero são múltiplas e complexas, e ainda estão longe de ser resolvidas na sociedade atual.
Se você se identifica com algum desses problemas, saiba que não está só e encontrará o apoio necessário nos lugares certo com as pessoas certas.
Conte comigo!
bottom of page
